O seguro vida é um produto que permite soluções para a sua proteção e da sua família. A maioria das coberturas deste produto, são para proteção em vida do segurado, tais como: Invalidez Total ou Parcial, Acidentes Pessoais, Doenças Graves e Incapacidade Temporária. Além disto, este é o produto que irá garantir a realização de todos os projetos familiares, provendo a manutenção do padrão de vida da família na ausência do responsável financeiro.  

 

O Seguro de Vida, ainda é um dos melhores instrumentos para se pensar na sucessão patrimonial, já que proporciona a diminuição dos gastos com os custos sucessórios. 

 

Veja algumas situações em que o Seguro de Vida deve ser considerado no planejamento financeiro:

 

Invalidez E Acidentes Pessoais

Um acidente ou uma situação de invalidez podem afetar a nossa capacidade produtiva. Com o seguro de vida podemos nos proteger destes impactos negativos na geração de renda, permitindo que não seja preciso consumir as reservas financeiras ou o patrimônio acumulado e até mesmo que o padrão da família seja afetado por isto.

 

Incapacidade Temporária

A possibilidade de uma incapacidade laboral temporária, que nos leva à impossibilidade de trabalhar e manter a renda por um determinado período de tempo, muitas vezes é negligenciada. Principalmente os profissionais liberais e autônomos, deveriam se preocupar com esta cobertura. Desta forma, caso precise ficar afastado em função de acidente ou doença prevista no contrato, irá receber uma diária durante o tempo afastado (respeitando os limites de diárias contratadas), permitindo manter a sua renda usual.

 

Doenças Graves

Doenças graves não costumam ser consideradas nos planejamentos de longo prazo, mas quando acontecem podem levar à um desajuste do orçamento pessoal ou familiar, uma vez que o tratamento desta doença pode ser expressivo. Um bom seguro de vida, que tenha esta cobertura, permitirá uma tranquilidade para que se possa escolher o melhor tratamento possível e ainda manter o equilíbrio financeiro da família.

 

Compromissos de Longo Prazo

No desejo de realizar nossos sonhos, muitas vezes assumimos dívidas, que podem se estender por longos anos e que podem se tornar um peso para a família em casos da ausência do responsável financeiro. Pensando nisto, o seguro de vida pode ser contratado para cobrir as despesas com estes compromissos, permitindo a realização do projeto sonhado.

 

Herança

Usualmente, as pessoas postergam o planejamento sobre a divisão de seu patrimônio. Desta forma, pode acontecer da divisão não ocorrer como seria o desejado. O Seguro de Vida permite a livre escolha de beneficiários, ajudando no planejamento da distribuição do Patrimônio em caso de falecimento.

 

Ausência Definitiva

Além de todos estes tópicos de planejamento e proteção acima, o Seguro de Vida também é usualmente utilizado para garantir a manutenção daqueles que amamos ou a realização dos projetos familiares, caso não possamos mais estar presente. Ele irá garantir a liquidez e a reserva necessária na ausência prematura.

 

Além do planejamento e proteção na vida pessoal, o seguro de vida também pode ser utilizado no âmbito empresarial. Sua utilização neste campo pode se dar nestes pontos:

 

Executivo Chave

Em muitas empresas existem executivos com conhecimentos específicos, responsáveis pelo sucesso do negócio. Assim, caso este profissional venha a falecer, certamente a empresa precisará contratar um substituto, que poderá gerar um custo não previsto, como o pagamento de “luvas”. O Seguro de Vida, pode ser contratado para sanar este “furo” no caixa da empresa, permitindo a reposição à altura, na questão profissional, mantendo o diferencial competitivo.


Sucessão Empresarial

Muitas empresas no nosso país são constituídas por mais de um sócio, sendo que na grande maioria das vezes, não se vê um planejamento de como se daria a sucessão no caso de falecimento um deles. Este fato, pode gerar uma série de situações que levariam a gastos não previstos, como por exemplo a necessidade de compra das ações do sócio falecido afim de retirar a entrada de sócios indesejados (filhos, cônjuges,....) ou mesmo a contratação de um novo executivo no mercado para repor a perda inesperada.

Assim como na situação anterior, o seguro de vida pode ser usado para a empresa planejar a sucessão empresarial, seja com a recompra das ações dos herdeiros ou mesmo a reposição caso seja necessário.

 

Conclusão: 

O seguro de vida é uma solução para diversas situações dentro do planejamento financeiro, oferecendo proteção pessoal e familiar. Além disto, pode garantir a continuidade e a saúde financeira de empresas.

A Presença Total Corretora de Seguros conta com profissionais extremamente capacitados para entender suas necessidades e ajudar a planejar a proteção mais adequada. Além disto, trabalhamos com os melhores produtos e as seguradoras mais renomadas do mercado. Conte conosco para ajudar a encontrar a melhor solução , protegendo tudo aquilo que é mais importante para você e sua família e garantindo um futuro mais tranquilo.

Planejamento e Proteção